Como funciona o processo em psicologia?
Como funciona o processo em psicologia?
O processo de intervenção psicológica é um processo de tratamento clínico centrado em compreender e modificar padrões de pensamento e comportamento que afetam o bem-estar emocional e a adaptabilidade social.
Durante as primeiras sessões, dedicamo-nos à recolha de informações para compreender as suas preocupações e estabelecer metas psicoterapêuticas. Posteriormente, utilizamos abordagens colaborativas e técnicas baseadas em evidências para explorar e desafiar pensamentos disfuncionais, desenvolver habilidades de enfrentamento eficazes e promover mudanças positivas na sua vida.
Ao longo do processo, os clientes aprendem a identificar e interromper padrões negativos, capacitando-se para lidar com os desafios de forma mais adaptativa e construtiva.
Qual a frequência das consultas?
A frequência é acordada entre Psicólogo e cliente de acordo com a severidade, contexto e sofrimento psicológico provocado pela situação que conduziu o/a cliente às sessões, podendo vir a ser espaçada progressivamente.
O número total de sessões depende das características específicas de cada caso clínico, não havendo um número padrão.
As sessões são agendadas consoante a preferência do cliente e a disponibilidade da agenda.
Quanto tempo dura uma consulta?
As consultas têm a duração de 45 a 50 minutos, salvo raras exceções.
Em caso de atraso por parte do cliente, a consulta será realizada dentro do tempo previamente agendado.
Quem vai saber que eu tenho consultas?
Só a psicóloga.
A marcação e o atendimento são efetuados sem passagem por qualquer sistema de secretariado de forma a permitir a máxima discrição e sigilo.
Há sigilo absoluto no que contar em consulta?
Os(as) psicólogos(as) regem-se pelo Código Deontológico e Ético publicado em Diário da República, 2.ª série – N.º 78 – 20 de Abril de 2011, que garante a manutenção da privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente.
Privacidade e Confidencialidade
Os(as) psicólogos(as) têm a obrigação de assegurar a privacidade e confidencialidade de toda a informação a respeito do seu cliente, obtida direta ou indiretamente, incluindo a existência da própria relação. É essencial conhecer as situações específicas em que a confidencialidade apresenta algumas limitações éticas ou legais.
Limites da Confidencialidade
A confidencialidade poderá ser quebrada em situações “que se considere existir uma situação de perigo para o cliente ou para terceiros que possa ameaçar de uma forma grave a sua integridade física ou psíquica”, e “sempre que haja solicitação legal para a divulgação de informação confidencial sobre o cliente” .
Comunicação de Informação Confidencial
“A informação confidencial é transmitida apenas a quem se considerar de direito e imprescindível para uma intervenção adequada e atempada face à situação em causa. O cliente é informado sobre a partilha de informação confidencial antes desta ocorrer, exceto em situações onde tal seja manifestamente impossível”.
Supervisão e Discussão de Casos
Embora os(as) psicólogos(as) participem em grupos de supervisão e de intervisão (nos quais estão presentes outros profissionais de psicologia) para melhorar a sua prática clínica, a confidencialidade dos clientes é sempre salvaguardada. Não são divulgados quaisquer dados que possam possibilitar a identificação dos clientes.
Informação Partilhada com Responsáveis Legais
Quando o cliente é uma criança, adolescente ou adulto particularmente indefeso em razão da idade, deficiência, doença ou outras condições de vulnerabilidade, pode partilhar-se com os seus responsáveis legais apenas a informação estritamente necessária para que se possa atuar em seu benefício e em conformidade com a legislação em vigor.
Como são determinados os honorários para as sessões?
Os honorários estão definidos numa tabela própria. Pode ser verificada aqui.
Quais são as formas de pagamento aceites?
Aceitamos pagamentos em numerário, Mbway e outros métodos previamente acordados entre as partes.
O recibo será emitido após a confirmação do pagamento.
O que acontece em caso de pagamentos pendentes?
Não será possível agendar uma nova sessão até que os valores em dívida sejam liquidados.
Qual é o prazo para cancelar uma sessão sem incorrer em custos adicionais?
O cancelamento deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência. Caso contrário, a sessão será cobrada.
E se precisar de cancelar a sessão pela segunda vez consecutiva?
Caso pretenda cancelar uma sessão pela segunda vez consecutiva, o cliente deve efetuar o pagamento da sessão, independentemente do período de aviso prévio.
O que fazer em caso de situação excecional que impeça a presença na sessão?
Em caso de situação excecional, como a morte de um familiar próximo ou uma doença súbita, o cliente deve informar a Psicóloga o mais rapidamente possível e apresentar a devida justificação (atestado médico, declaração do hospital, etc.). Nestes casos, não haverá cobrança pela sessão desmarcada.